Superintendências

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo

A Superintendência de Turismo da Sedetur atua na interlocução, divulgação, promoção e apoio à comercialização do turismo de Alagoas, para o mercado nacional e internacional, com foco no incremento do fluxo turístico e tempo de permanência no estado, para fomentar a geração de emprego e renda.
A estratégia de marketing do Turismo em Alagoas conta com cinco frentes: planejamento estratégico, identidade, promoção e apoio à comercialização e marketing digital, interlocução nas regiões turísticas.
A primeira parte consiste na formatação de um plano de marketing com ações de curto, médio e longo prazo, no monitoramento de mercados emissores e de oferta, no controle de implantação das ações e na avaliação dos resultados.
Quanto à Identidade do destino Alagoas, o foco é a definição da marca turística do Estado, estabelecendo o seu posicionamento e a linha visual padronizada para a utilização de materiais de feiras e eventos. Além disso, são ações estratégicas dentro do planejamento global, a promoção de campanhas publicitárias, o monitoramento e complementação do banco de imagens, de acordo com os produtos priorizados para a promoção e a renovação da imagem do destino com a incorporação de valores dos seus principais setores.
A promoção e o apoio à comercialização estão voltados para a agenda comercial, o relacionamento com os principais players do setor, treinamentos, apoio à captação de voos e eventos, e a participação em feiras especializadas. As atividades estão direcionadas para a criação de uma agenda comercial anual nos mercados nacional e internacional, integrando feiras, treinamentos e outras ações de relacionamento com os canais intermediários; acordo de cooperação com os estados do Nordeste para promoção internacional; revisão de convênios com o trade local, com adequação dos planos de trabalho; apoio a atração de investimentos e novas frequências aéreas e a integração com o projeto de dinamização do Turismo no São Francisco.
O fortalecimento do marketing digital é uma das principais estratégias da Sedetur no processo de promoção do destino Alagoas. Os objetivos estratégicos passam pela avaliação, manutenção e redirecionamento dos procedimentos de comunicação digital existentes, a promoção e consolidação da imagem institucional da Secretaria, e, em especial, a disseminação de ofertas de produtos e serviços do Estado na área turística.
Com um número de turistas que procuram informações no meio digital cada vez maior, a Sedetur entende como prioridade estar bem posicionada nos principais veículos e canais.
A Superintendência também atua na interlocução e acompanhamento junto às regiões turísticas de Alagoas, objetivando aproximá-las da esfera estadual, para realizar articulações que minimizem as dificuldades enfrentadas pelos destinos. Assim, é papel desta secretaria apoiar as ações de infraestrtutura que impactam a atividade turística através da elaboração de projetos para captação de recursos federais a fim de ampliar a atuação no turismo alagoano. Sendo assim, a principal estratégia é otimizar os recursos, apostando em ações integradas com os demais municípios da região, com objetivo de fortalecer os destinos a nível nacional, impactando e beneficiando toda a cadeia produtiva. Portanto, além de implantar as políticas de promoção turística e incentivar a capacitação dos serviços ofertados, a Sedetur formula diretrizes, em parceria com outros entes do trade turístico, para a realização de ações que fomentem o turismo em todos os municípios turísticos do estado.


 
Contato:
Telefone: (82) 3315-3776
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.