Publicações de Instituições Parceiras

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E TURISMO

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo

Pesquisa de impacto do crescimento do setor hoteleiro em Maceió

Em novembro de 2018, a Associação Brasileira de Indústrias de Hotéis em Alagoas (ABIH), juntamente com o Serviço Brasileiro de Micro e Pequenas Empresas (SEBRAEAL), publicaram a pesquisa de impacto do crescimento do setor hoteleiro em Maceió. Trata-se de uma pesquisa bastante valiosa, que contribui para o processo de planejamento estratégico das empresas de hospedagem e também com as decisões empresariais de toda a cadeia produtiva do setor hoteleiro, assim como todas as cadeias produtivas ecadeias de valor que compõem a economia do turismo no município de Maceió e no estado de Alagoas. Também é um instrumento valioso para análise, direcionamento e implementação das ações, projetos e programas que compõem as políticas públicas de turismo para o estado de Alagoas. Muito atento e diligente nesse campo, o governo do estado de Alagoas vem envidando todos os seus esforços institucionais para utilizar tais dados e indicadores turísticos na construção das políticas para o setor. Clique Aqui.

 

Ranking de competitividade dos estados – Edição 2018

Em 2018 foi publicado a nova edição do ranking de competitividade dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. Trata-se de uma publicação que evidencia a situação de cada estado brasileiro quanto a dez pilares fundamentais para a avaliação dos estados brasileiros. É um material que orienta as ações e decisões dos agentes produtivos, o controle da sociedade civil e o planejamento estratégico da gestão pública. Essa nova edição traz um conjunto de dados e indicadores econômicos, sociais, governamentais, educacionais, ambientais, de infraestrutura e invocação acerca das 27 unidades federativas brasileiras. Essa edição traz excelentes notícias para Alagoas, que subiu bastante na posição nacional do ranking, confirmando o grande esforço do governo de Alagoas em melhorar todos os indicadores do estado. Clique Aqui.

 

Anuário estatístico do cinema brasileiro

Em 2018 a Agência Nacional de Cinema (ANCINE), por meio do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA), publicou a nova versão do Anuário Estatístico do Cinema Brasileiro. Trata-se de um material imprescindível para a construção de ações e políticas de desenvolvimento, promoção de trabalho, emprego e renda no âmbito da economiacriativa no Brasil. Especialmente para os estados do Nordeste, é fundamental importância publicações atualizadas, rigorosas e criteriosas como essa, pois apresenta dados e indicadores que contribuem para a elaboração de novas estratégias para a criação e formalização de empresas que atuam na cadeia produtiva do audiovisual - seguimento muito promissor no âmbito da nova economia pós-industrial globalizada. Trata-se de mais um setor que tem mobilizado a atenção e a atuação do governo de Alagoas, especialmente por meio das novas ações implementadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEDETUR) no âmbito da economia criativa. Clique Aqui.

 

Censo da indústria brasileira de jogos digitais

Em 2018, o Ministério da Cultura do Brasil lançou a segunda edição da indústria brasileira de jogos digitais. O material apresentado traz um rico e minucioso conjunto de dados e indicadores a respeito desse que é, hoje, o mercado que mais cresce no âmbito da economia do audiovisual mundial, inserida, por sua vez, no escopo da economia criativa. O Brasil tem um dos maiores potenciais de criação de conteúdos de jogos de videogames em todo o mundo, pois, além de abrigar o quarto maior contingente de usuários, possui também empresas desenvolvedoras, profissionais de criação e comunidades criativas muito afinadas com as tendências globais. Trata-se de um dos setores mais promissores no Nordeste. Atento a essas novas tendências globais, o governo do estado de Alagoas tem procurado estabelecer parcerias e ações para o desenvolvimento do segmento no estado. Clique Aqui.