Segunda, 07 Outubro 2019 11:59
GOVERNO PRESENTE

Sedetur capacita tecnicamente segmento turístico de Lagoa da Canoa

Iniciativa teve como meta fomentar iniciativas empreendedoras, sensibilizar sobre a importância do trabalho na esfera municipal e apresentar estratégias de promoção e divulgação do destino Alagoas.

Palestra de fomento à atividade turística, reuniu centenas de pessoas no auditório do Galpão Multieventos Palestra de fomento à atividade turística, reuniu centenas de pessoas no auditório do Galpão Multieventos Thiago Tarelli
Texto de Thiago Tarelli

Lagoa da Canoa entrou pela primeira vez no Mapa do Turismo Brasileiro em agosto deste ano. Com o intuito de incrementar o segmento no município, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) ministrou palestra de fomento à atividade turística, reunindo centenas de pessoas no auditório do Galpão Multieventos, no centro da cidade, durante programação do Governo Presente.

Na plateia, representantes do poder municipal, empresários, estudantes e membros da sociedade civil assistiram atentamente a palestra da equipe técnica da Sedetur, que teve como objetivo fomentar na comunidade iniciativas empreendedoras para o turismo, sensibilizar sobre a importância do trabalho na esfera municipal para o setor e apresentar as estratégias de promoção e divulgação do destino Alagoas.

Para o vice-prefeito de Lagoa da Canoa, Paulo Aguiar, o encontro foi uma oportunidade para adquirir conhecimentos e fomentar a atividade. "É uma alegria receber a equipe da Sedetur em nossa cidade, trazendo tantas informações necessárias para o turismo. Lagoa da Canoa agora integra o Mapa do Turismo e, sendo uma cidade tão rica em cultura, arte popular, artesanato e belezas naturais, iremos trabalhar para fortalecer a atividade por aqui", ressaltou.

Como parte da programação da 10ª edição do Governo Presente, que nesta etapa beneficia treze municípios da região Agreste, a palestra ministrada pela Sedetur também identificou as potencialidades turísticas a serem exploradas no município agrestino, como o artesanato e o turismo rural, de experiência e de negócios e eventos, devido à proximidade da cidade com Arapiraca.

À frente da Sedetur, o secretário Rafael Brito ressaltou a importância dessas ações in loco que fortalecem o turismo do Estado. "Essa é a essência do governo presente, levar nossas ações a todos os municípios alagoanos. E, como Lagoa da Canoa, compõe o nosso mapa, é essencial que buscamos traçar estratégias que fortaleçam o turismo na cidade, orientando o poder público municipal e despertando o interesse dos empresários para que invistam nesta atividade tão importante na geração de emprego e renda no nosso Estado", pontua.

Turismo de Negócios

A Sedetur promoveu, também, um bate-papo sobre turismo de negócios e eventos no auditório da CDL (Câmara dos Dirigentes e Lojistas) em Arapiraca, reunindo empresários, hoteleiros, artesãos e representantes do poder público municipal, que conheceram as estratégias aplicadas pelo Maceió Convention Visitors e Bureau para atração de congressos, feiras e eventos para a capital alagoana.

Por ser uma cidade naturalmente vocacionada para os negócios, o intuito do encontro foi trazer métodos e práticas que fomentem esse setor na cidade, fortalecendo a atividade turística em Arapiraca, considerada a capital da região Agreste.