Sexta, 03 Maio 2019 14:48
ARTICULAÇÃO

Sedetur mobiliza municípios sobre a atualização do Mapa do Turismo na Barra de São Miguel

Equipe técnica da secretaria esteve em reunião com representantes do setor na terça-feira (30).

Texto de Rhayller Peixoto

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) promoveu nesta terça-feira (30) mais uma reunião a fim de conscientizar os municípios sobre a nova atualização do Mapa do Turismo. Sediado na Barra de São Miguel, município do litoral Sul do Estado, o encontro contou com a participação de autoridades locais importantes na articulação do setor turístico.

Surgida da necessidade de tirar dúvidas dos representantes municipais de Alagoas, a ação da Sedetur ocorreu durante a reunião do Conselho Municipal de Turismo da Barra de São Miquel, que contou com a presença do prefeito Zezeco e representantes do Sebrae. Na ocasião foram discutidos os novos critérios que viabilizam a inserção no Mapa segundo a nova atualização feita pelo Ministério do Turismo (Mtur).

Para o secretário Municipal de Turismo de Feliz Deserto, José Roger, a medida da Sedetur foi efetiva. “A reunião foi proveitosa e pude tirar dúvidas sobre o Cadastro de Prestadores de turismo. A assistência da secretaria é importante para os municípios nesse momento de mudança de critérios", disse.

As recomendações, que já aconteceram em todas as regiões do Estado, foram reiteradas pela turismóloga e assessora especial da Sedetur, Sandra Villanova. “Fizemos chamadas para todos os municípios. Nosso foco tem sido dar atenção aos gestores para que possam criar seus conselhos municipais de turismo, atendendo não só à solicitação do Ministério do Turismo (Mtur) mas a uma demanda de importante geração de renda para o Estado”, pontua.

Atualização do Mapa do Turismo

Atualizado a cada dois anos pelo Mtur, o Mapa do Turismo destaca municípios que tenham vocação turística e que atendam aos critérios de fortalecimento da cadeia turística no país. Em Alagoas, a mobilização fica a cargo da equipe técnica da Sedetur, que trabalha junto aos gestores municipais por meio de capacitações que visam prepará-los para compor o Mapa.