Terça, 27 Julho 2021 17:47

Equipamentos vão ajudar na produção dos produtos da associação, feitos com mandioca.

Sedetur entrega equipamentos de cozinha para associação Dom Helder Câmara em Murici Arquivo Alagoas Maior
Texto de Isabella Padilha

O Governo de Alagoas entregou, através do Programa Alagoas Maior, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), um freezer e outros equipamentos de cozinha que serão utilizados para o armazenamento da produção de tapioca e beiju da associação Dom Helder Câmara, em Murici.

A solenidade de entrega, que aconteceu nesta terça-feira (27), na sede da Associação,  contou com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marcius Beltrão.

Para o secretário, o governo de Alagoas, através da Sedetur, incentiva ações que beneficiam o pequeno produtor e a agricultura familiar, já que são parte importante da economia do estado.

“O Alagoas Maior faz a diferença na vida das associações e cooperativas aqui no estado. A entrega de equipamentos e as outras ações como a oferta de crédito para pequenos produtores e o desenvolvimento de políticas de estímulo ao crescimento que o programa traz incentivam ainda mais a agricultura familiar. O governo de Alagoas entende que é desta forma que se desenvolve as regiões e o estado”, ressalta Marcius Beltrão.

alagoas maior murici 1.jpeg

A presidente da Associação Dom Helder, irmã Maria Rita, reforça a importância do programa e dos benefícios trazidos por ele.

“O freezer vai servir para guardar os produtos que fazemos aqui na Associação. Nós temos como base a nossa macaxeira e somos um grupo de tapioqueiras que ainda é pequeno, mas estamos nos desenvolvendo cada vez mais e é muito importante ter do nosso lado o governo de Alagoas, apoiando o pequeno agricultor através do programa”, destaca Maria Rita.

A Associação Dom Helder Câmara foi fundada em 2012 e é formada por 56 cooperadas, mulheres que trabalham com mandioca desde 2003. Além do beiju e da tapioca, a associação também trabalha com a produção de doces e geléias e a venda de frutas in natura em feiras livres. O trabalho da Associação beneficia indiretamente mais de 200 pessoas.

O Alagoas Maior

Coordenado pela Sedetur, em parceria com o Sebrae Alagoas, o programa Alagoas Maior atua prioritariamente em três regiões do estado - Serrana dos Quilombos, Agreste, Sertão - e abrange cinco atividades produtivas em 46 municípios, com foco na melhoria do produto de cada negócio, desde a produção até a embalagem encontrada nas prateleiras, promovendo uma série de consultorias e capacitações.

As ações do Alagoas Maior são desenvolvidas em 28 grupos coletivos (entre associações e cooperativas), impactando diretamente 2.180 empreendedores e indiretamente cerca de 10.900 pessoas.

alagoas maior murici 2.jpeg