Quinta, 30 Maio 2019 19:52
POLITICA PUBLICA

Sedetur orienta gestores municipais e trade turístico para o novo Mapa do Turismo

Prazo para os municípios atenderem os requisitos e pleitearem sua inclusão acaba no próximo dia 30 de junho.

Reuniões visam sanar dúvidas de gestores e empresários. A presença do município no Mapa do Turismo garante o envio de recursos federais para fomento e potencialização do turismo nas cidades. Reuniões visam sanar dúvidas de gestores e empresários. A presença do município no Mapa do Turismo garante o envio de recursos federais para fomento e potencialização do turismo nas cidades. Ascom Sedetur
Texto de Thiago Tarelli

O prazo final para formalização dos procedimentos e políticas para inclusão dos munícipios na atualização do Mapa do Turismo para o ano de 2019 se encerra no próximo dia 30 de junho. Pensando nisso, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) está promovendo reuniões de conscientização e mobilização ao longo dessa semana em diversas regiões de Alagoas.

Técnicos da pasta estiveram reunidos com representantes e empresários das regiões turísticas do Agreste, Caatinga, Sertão, Quilombo, São Francisco, Lagoa e Mares do Sul e Costa dos Corais, ao longo dos últimos meses tirando as dúvidas e orientando para que os municípios se adequem às exigências do governo Federal e se sejam contemplados no Mapa do Turismo de 2019.

A presença do município no Mapa do Turismo garante o envio de recursos federais para fomento e potencialização dos produtos turísticos da cidade. Sandra Villanova, turismóloga e assessora especial da Sedetur, ressalta a importância em atender as exigências e prazos para inclusão.

“O Estado tem trabalhado para sensibilizar o trade e os gestores municipais da importância de criarem suas instâncias de governança, porque o conselho municipal de turismo já é algo obrigatório, mas este trata de ações e gargalos no município, já a instancia de governança tem um proposito maior, que é de discutir estratégias de melhoria para a região turística como um todo. Por isso estamos em campo esclarecendo todas as dúvidas e atendendo aos representantes que nos procuram na secretaria”, ressalta Sandra Villanova.

Exigências

De acordo com a portaria nº 192 de 27 de dezembro de 2018, o Ministério do Turismo estabeleceu que os critérios para inclusão dos municípios brasileiros no novo Mapa do Turismo 2019 são: a criação e/ou manutenção de um Conselho Municipal de Turismo; possuir órgão ou responsável pelo setor; participar de uma instância governamental formada por gestores públicos e privados; comprovar a existência de dotação orçamentária para o segmento; certificação de empreendimentos locais ou prestadores de serviços turísticos no Cadastur e Termo de Compromisso assinado pelo gestor do município ou da pasta direcionado ao turismo.