Sexta, 03 Dezembro 2021 11:54

Sedetur promove seminário de Apicultura para produtores de Delmiro Gouveia

Evento, realizado em parceria com o Sebrae Alagoas, reuniu os apicultores da região do Sertão do Estado.

Sedetur promove seminário de Apicultura para produtores de Delmiro Gouveia Foto: Guilherme Belmonte
Texto de Isabella Padilha

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com o Sebrae/Alagoas e outras instituições, promoveu na quarta-feira (01), em Delmiro Gouveia, o Seminário Regional de Apicultura. O evento reuniu apicultores e produtores da região do Sertão de Alagoas, apresentando cases de sucesso na área e palestras para capacitação.

Na ocasião, os produtores de mel e criadores de abelhas tiveram acesso a conteúdos de gestão de resultados na região do semiárido e mercado e inovação na cadeia do mel. Durante o seminário, os produtores apresentaram resultados de políticas públicas de apoio aos Arranjos Produtivos, que é desenvolvida pelo governo do Estado através da Sedetur.

“O seminário colocou em prática uma atividade muito comum, que era fomentada no desenvolvimento das políticsa públicas do PAPL, o Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL). É um espaço muito proveitoso, porque consegue reunir em um só local toda uma cadeia produtiva. Estiveram presentes os próprios produtores, criadores de abelhas iniciantes e as instituições parceiras. Também tivemos ali a demonstração de alguns cases de sucesso, frutos e resultados dessa política de desenvolvimento regional de apoio aos APLS, que é feita desde 2004”, destaca a Gerente de Cadeias Produtivas e Arranjos Produtivos Locais, Roberta Bastos de Carvalho.

Grupos como Fernão Velho, O Cortiço, o Apiário Zumbi e Coopeapis, que são apoiados pelo Programa Alagoas Maior, apresentaram os seus cases de sucesso para os produtores presentes.  Entre os apoiadores estavam a Beeva, Emater, a Embrapa, o Alagoas Maior, o Sebrae e o Banco do Nordeste, que forneceu esclarecimentos sobre a obtenção de crédito para a agricultura familiar.

Alagoas Maior

Criado em 2019, o Alagoas Maior atende mais de 28 cooperativas e grupos produtivos de três regiões do Estado. Desenvolvido pelo Governo do Estado, através Sedetur, o programa capacita os grupos atendidos, gerando desenvolvimento, empregos diretos e indiretos e renda para os pequenos e médios produtores de Alagoas. As ações abrangem cinco atividades produtivas em 46 municípios.

Em todo o Estado, o Alagoas Maior impacta diretamente cerca de 2.180 empreendedores e indiretamente cerca de 10.900 pessoas. Dentro da Sedetur, as ações com as cooperativas são desenvolvidas por meio da Superintendência do Desenvolvimento Setorial e Regional (Suder).